Vai dirigir à noite? Confira 5 dicas de segurança!

08/02/2022 20:51

Compartilhar:

Vai dirigir à noite? Confira 5 dicas de segurança!

Dirigir um veículo é um ato que demanda cuidado, atenção e muita responsabilidade, por isso, muitas pessoas têm medo da prática. Conduzir um automóvel à noite, então, não é para todo motorista e os novatos na direção são os que mais temem esse momento.

Porém, entenda que se você adotar uma direção defensiva e tomar algumas precauções extras quando pegar ruas e estradas nesse período, diminuirá os riscos e conseguirá encarar com mais tranquilidade os desafios de dirigir à noite. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas essenciais para você aumentar sua segurança e a de terceiros. Confira!

1. Faça um check-up geral no veículo antes de sair

Independentemente do horário em que vai dirigir, é fundamental sempre revisar o carro antes de pegar estrada. Nesta etapa, observe com atenção as condições dos faróis e como está o funcionamento das luzes de sinalização. Observe também os retrovisores e parabrisas; eles podem ficar embaçados com o sereno da noite e precisam estar limpos.

2. Desvie o olhar dos faróis dos outros carros

O farol tem uma intensidade de luz muito alta e isso causa bastante incômodo em quem se depara com a luminosidade diretamente nos olhos. Por isso, ao cruzar com outro veículo e o farol dele estiver alto demais, desvie o olhar para o lado direito da pista, onde fica o acostamento.

Assim, você evita a cegueira temporária causada quando somos expostos à luz excessiva no campo de visão. Além disso, quando se deparar com um automóvel na direção contrária, abaixe um pouco a intensidade do seu farol a fim de evitar que o mesmo aconteça com o outro motorista.

3. Diminua a velocidade

Naturalmente, seres humanos enxergam menos à noite, por isso, todo cuidado é pouco nas avenidas e estradas nesse período. Saiba que, assim como a visão, a nossa percepção da velocidade também fica comprometida durante a noite. Neste caso, diminua a aceleração, respeitando o limite da via; assim, você terá mais tempo para reagir a possíveis imprevistos.

4. Não dirija com sono ou quando não se sentir bem

Dirigir com sono ou com cansaço extremo estão entre as piores coisas que um motorista pode fazer com o seu corpo, com sua segurança e com a de outras pessoas. Esse fator, inclusive, é uma das principais causas de acidentes nas estradas. Por isso, se for conduzir um veículo, descanse primeiro; jamais arrisque!

5. Esteja com a sua apólice de seguro ativa e saiba qual é a sua seguradora. 

Nada pior do que passar por algum imprevisto e não ter a proteção e o suporte que precisa no momento. Se ocorrer algum tipo de problema com você ou com o seu veículo à noite, você estará mais vulnerável se não tiver um seguro de automóvel para lhe socorrer nesses momentos.

Quando motoristas sofrem acidentes ou têm contratempos ao dirigir à noite ficam ainda suscetíveis aos perigos do entorno, como assaltos e outros delitos de pessoas mal intencionadas, enquanto esperam por socorro. Ao contar com um seguro veicular, é só acionar a seguradora em caso de sinistros e tudo se resolverá de maneira mais tranquila.

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!