Por que o seguro estagiário é obrigatório?

18/01/2022 19:32

Compartilhar:

Por que o seguro estagiário é obrigatório?

A sua empresa tem estagiários? Qual é a relação dela com eles? Já parou para pensar sobre isso? Atualmente, existem instituições no mercado que se esqueceram da importância do estágio na vida dos estudantes e negligenciam a relevância de uma contratação correta e eficiente para o aprendizado do aluno.

Acontece que investir em estagiários não é uma opção para ter mão de obra mais barata. Oferecer o estágio consiste em ajudar na formação do profissional, orientando-o para conhecer, entender e se aperfeiçoar no mercado de trabalho. Com isso, é possível aproveitar todo o seu potencial para que ambos cresçam. 

Essa é a atitude que deve ser adotada pelas organizações e para certificar de que os estudantes estarão seguros ao realizarem suas atividades, foi promulgada a Lei 11.788, mais conhecida como a Lei do Estágio. A norma estipula uma ação básica da empresa em relação ao estudante: a contratação de um seguro. Entenda os motivos neste artigo!

É a garantia da integridade do estudante

Esse é o principal motivo pelo qual o seguro para estagiário é obrigatório. A Lei do Estágio define que as empresas devem investir em um seguro contra acidentes pessoais para todos os estagiários que atuam na organização, independentemente do curso, período ou idade do aluno, vedado qualquer tipo de cobrança dos estudantes.

Isso afirma que, de acordo com as normas, os estagiários estarão seguros durante o período de atividade, com atuação dentro ou fora da instituição. Caso ocorra algum acidente que resulte em invalidez permanente total ou parcial, incapacidade de trabalhar ou até em morte, o estudante e sua família estão protegidos por meio do seguro.

Representa a segurança jurídica entre estudante e empresa

Muitas empresas investem em seguro de vida empresarial com o objetivo de assegurar a proteção de seus colaboradores, mas sabemos que, mesmo sendo um serviço acessível e que oferece muitos benefícios, nem sempre é possível contratá-lo — principalmente se for micro ou pequena empresa.

Porém, como no caso dos estagiários a contratação é obrigatória, além de as seguradoras oferecerem planos ainda mais econômicos e de acordo com a realidade da empresa, o seguro estagiário também é uma forma de garantir a segurança jurídica para ambos.

Para a organização isso se deve ao fato de poder atuar de acordo com a legislação, pois, tendo o seguro junto do termo de estágio, as regras para contratação de estagiários serão devidamente cumpridas. Já para o estudante, ele estará respaldado juridicamente e fisicamente, como vimos acima.

Permite oferecer assistências à saúde do estudante

Falamos da obrigatoriedade do seguro para estudantes na empresa e agora você vai conferir um motivo extra. Saiba que existem coberturas de seguro estagiário que são mais amplas e garantem assistências além do que é previsto em lei, como é o caso das assistências social, psicológica e nutricional para os estudantes. 

Planos como esses são bons custo-benefícios, pois asseguram uma determinação da lei e ainda oferecem diversos outros serviços além dos básicos. Essa é maneira inteligente e eficiente de valorizar o time de estagiários investindo pouco financeiramente e aproveitando contrapartidas vantajosas.

Está procurando um plano para oferecer aos estagiários da sua empresa? Que tal conhecer o PASI, da MetLife? Aqui, você vai conferir todas as informações do serviço e ter acesso ao nosso canal para tirar possíveis dúvidas. Acesse!

 

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!