O seguro do carro cobre prejuízos decorrentes de enchentes? Saiba mais!

08/01/2022 15:20

Compartilhar:

O seguro do carro cobre prejuízos decorrentes de enchentes?

O ano de 2020 começou com chuvas ainda mais intensas do que o esperado na região sudeste do Brasil e com isso, trouxe muitos prejuízos e tristezas para a população. Além de muitas vidas, milhares de pessoas perderam alguma parte do seu patrimônio, incluindo comércios, casas e carros.

Porém, uma pergunta importante para quem quem tem seguro automóvel — e também quem ainda não tem, devido à necessidade de contratação — é se esse tipo de serviço cobre contra enchentes e alagamentos. Neste artigo você vai entender mais sobre o assunto e, caso ainda não tenha contratado, vai repensar a importância de ter um seguro para o seu carro.

FAÇA A COTAÇÃO DO SEGURO AUTOMÓVEL

A cobertura básica de um seguro auto inclui enchentes?

De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), o contrato básico de seguro auto que tem a chamada cobertura compreensiva, que contempla a indenização contra enchentes e alagamentos. Esse tipo de cobertura está dentro do que prevê contra os “eventos da natureza”. 

Além de enchentes e alagamentos, esses eventos incluem chuvas de granizo, enxurradas, deslizamentos de terra, queda de árvores e outros. Porém, fica a cargo do contratante incluir outros tipos de coberturas para aumentar a segurança do seu veículo e, principalmente, a sua proteção.

Vale ressaltar que os veículos guardados em garagens subterrâneas também estão segurados. A cobertura inclui submersão total ou parcial do veículo em inundações causadas por chuva de água doce, inclusive de veículos guardados no subsolo. Uma vistoria é realizada e, a partir daí, estimado o valor do reparo.

O que o seguro não cobre nesse caso?

Entenda que a cobertura existe, mas caso as regras de segurança firmadas com a corretora não sejam seguidas, o seguro poderá não ser acionado. Ou seja, caso o motorista se exponha, propositalmente, aos riscos ou aumente a sua vulnerabilidade no momento da ocorrência das chuvas e isso for provado após perícia da seguradora, perde-se o direito à indenização.

Algumas medidas de segurança devem ser tomadas nos períodos de chuvas intensas, como é o verão. Confira:

  • evite estacionar em local fechado ou que tenha histórico de alagamentos;
  • procure não deixar o carro em ruas em declive ou em regiões mais baixas nessa época;
  • saia do carro quando a chuva começar e tente se manter em um lugar seguro, mesmo que o carro não possa ser removido;
  • jamais enfrente a enchente, pois assim, estará aumentando o seu risco de vida e de problemas para o seu carro com uma pane;
  • evite ruas e avenidas que sempre alagam durante as chuvas, mesmo que ainda não esteja chovendo.

Por fim, ressaltamos que quem contratou apenas seguros como Responsabilidade Civil Facultativa (RCF) ou a cobertura de furto e roubo não tem direito de acionar o seguro automóvel padrão, que cobre contra enchentes.

Se você ainda não tinha se convencido da importância da contratação de um seguro auto, certamente a cobertura contra alagamentos, principalmente em períodos de chuvas intensas, é um bom motivo para você repensar essa proteção, certo?

Aproveite e faça agora a sua cotação conosco. Temos o plano ideal para o seu perfil!

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!