Como funciona o seguro para frota de veículos?

03/01/2022 22:13

Compartilhar:

Como funciona o seguro para frota de veículos?

Tão importante quanto proteger os veículos particulares com a contratação de um seguro automóvel é garantir a segurança da frota da sua empresa.

O seguro para frota de veículos é muito parecido com o do auto comum, porém a diferença é que o de frotas oferece cobertura para um grande números de automóveis em um mesmo contrato.

É um serviço muito importante para empresas que trabalham com muitos carros, caminhões, motos e quaisquer outros tipos de veículos.

Para oferecer a cobertura, cada seguradora estabelece um número mínimo de automóveis a serem segurados, porém muitas trabalham com o mínimo de unidades.

Entenda como funciona o serviço!

Quais são as coberturas do seguro para frota de veículos?

Assim como no seguro auto individual, a apólice — contrato em que a seguradora assume o risco e garante a prestação de serviço em caso de sinistro — do seguro para frotas também conta com diversos tipos de coberturas que podem ser adquiridas de acordo com a realidade e necessidade de cada empresa.

Citamos o caso de empresas pelo fato de elas serem, geralmente, o perfil de contratantes mais comum quando o assunto é frota de veículos, porém, esse tipo de contrato pode ser feito para pessoas físicas ou jurídicas, ou seja, tanto para CPF quanto para CNPJ.  Entenda que as coberturas mais comuns são:

  • seguro para os passageiros acidentados em dos automóveis que fazem parte da frota;
  • indenização contra roubo ou furto de veículos;
  • incêndios;
  • assistência ao veículo e aos passageiros em casos de pane ou acidente;
  • danos a terceiros;
  • colisão.

Quais são os tipos de seguro para frotas?

Nesse tipo de serviço existem duas categorias principais e a diferença se resume na forma como é feito o pagamento do prêmio.

O modelo feito por “Grupos de afinidade” refere-se ao contrato feito por uma empresa ou associação na qual os empregados também podem ter seus veículos segurados na mesma apólice.

Assim, o pagamento é feito de forma individual, por isso, a seguradora deve emitir certificados individuais para cada integrante do grupo.

Esse modelo também pode permitir a inclusão de dependentes dos beneficiários no seguro, porém, isso vai depender das regras de cada seguradora.

Já o contrato de “Apólices coletivas” é feito em apenas um CNPJ ou CPF. Ou seja, independentemente do número de veículos segurados, há somente uma pessoa ou empresa responsável pelo pagamento do prêmio.

Como o valor desse seguro veicular é composto?

No seguro automóvel particular convencional vários critérios são observados durante a entrevista com o corretor para que ele possa entender a realidade e as necessidades do condutor.

No seguro para frotas não é diferente. O número de veículos segurados, o ano de cada um deles e o histórico de sinistros estão entre os aspectos mais relevantes no contrato.

Além disso, a região de circulação da frota e a característica de cada automóvel são outros fatores determinantes para a composição do valor de cada serviço.

Por fim, o corretor de seguros é o profissional mais indicado para lhe orientar na escolha do seguro para frota de veículos ideal para o seu negócio.

Aproveite para conversar com um especialista sobre o assunto e entre em contato conosco!

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!