A importância do Seguro de Vida Empresarial

03/01/2022 02:26

Compartilhar:

Conheça a importância do Seguro de Vida Empresarial

Todo empreendedor sabe que assegurar a si próprio e seus funcionários é essencial. Portanto, o seguro de vida empresarial é um item indispensável na carteira de uma empresa, independentemente do porte ou segmento do seu negócio.

Os brasileiros ainda não têm o hábito de contratar esse tipo de serviço. É uma questão cultural, entretanto, a cada dia as pessoas estão mais conscientes da importância da proteção financeira familiar.

O mesmo se percebe nas empresas, inclusive antigamente seguro de vida empresarial era luxo apenas das grandes corporações. Contudo, observando uma escassez desse serviço para empresas menores, as seguradoras lançaram produtos que atendessem a demanda de todo mercado

SOLICITAR SEGURO DE VIDA EMPRESARIAL

Seguro de Vida Empresarial tem como objetivo garantir proteção financeira para empregados, sócios e seus beneficiários. Os benefícios podem ser estendidos a cônjuges e filhos.

Quando acontece a falta da pessoa que era a provedora do sustento da família de forma inesperada, por acidente ou por doença, geralmente o padrão de vida dos que ficaram tende a cair. A indenização do seguro de vida é uma rede de proteção, pelo menos para os primeiros anos, permitindo que os familiares se reestruturem financeiramente.

Há exigência de número mínimo de empregados para contratação dos seguros de acidentes pessoais e vida do tipo empresarial?

Sim, e esse número mínimo depende de cada seguradora. Em geral, são oferecidos planos coletivos variados, com coberturas a partir de dois funcionários e idades mínima e máxima entre 14 e 65 anos de idade.

Alguns planos ampliam a idade máxima para 70 anos ou mais de idade.

Quem pode ser segurado no seguro de vida empresarial?

Geralmente a cobertura é para sócios, acionistas, diretores e empregados constantes da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência (GFIP) e/ou dos documentos contábeis de retirada. No entanto, antes de serem incluídos na apólice, esses funcionários terão de ser aprovados pela análise de risco que a seguradora realiza.

É preciso ter em mente que o fato de você oferecer um seguro de vida empresarial não quer dizer que automaticamente seus funcionários serão aceitos.

Assim como acontece nas apólices convencionais, eles precisam passar por um processo de aprovação. Geralmente, ele envolve uma avaliação médica, e até mesmo a realização de alguns exames. Além disso, o colaborador precisará atingir algumas exigências mínimas, entre elas:

• O funcionário precisa estar em plenas condições de saúde;

• Ele precisa estar atuando dentro da empresa ativamente (não pode estar de licença ou afastado);

• Estar dentro da faixa etária aplicada pela seguradora (geralmente, a grande maioria dessas empresas aceita segurados que tenham entre 14 e 65 anos de idade);

• Fazer a declaração especificando se já sofreu qualquer tipo de lesão ou doença;

• Apresentar histórico médico e exames, caso solicitados.

Esses são os principais requisitos que as seguradoras pedem antes da aprovação de um segurado.

Contudo, é preciso ter em mente que esse processo pode variar de empresa para empresa, sendo exigidas mais comprovações de saúde.

SOLICITAR SEGURO DE VIDA EMPRESARIAL

Que garantias uma empresa pode contratar para seus empregados?

No seguro de vida podem ser contratadas garantias de morte ou invalidez, ambas por acidente ou doença. Entre as opções de cobertura, destacam-se:

• Morte – garante o óbito por qualquer causa;

• Morte Acidental (MA) – garante o risco de morte causada por acidente;

• Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA) – garante a indenização conforme o grau da invalidez originada por um acidente;

• Invalidez Funcional Permanente Total por Doença – garante o pagamento de indenização em caso de invalidez funcional permanente total consequente de doença que cause a perda da existência independente do segurado; 

• Invalidez Laborativa Permanente Total por Doença (ILPD) – garante o pagamento de indenização em caso de invalidez laborativa permanente total consequente de doença.

Existe, ainda, a possibilidade do contrato incluir cláusulas para cobertura do cônjuge, garantindo assim os mesmos riscos do segurado titular. Para os filhos e dependentes financeiros há garantia para risco de morte por qualquer causa.

Por imposição legal, a cobertura do seguro de vida e de acidentes pessoais de filhos menores de 14 anos de idade se destina apenas ao reembolso das despesas; de funeral por qualquer causa de morte ou reembolso de gastos médicos, hospitalares e odontológicos decorrentes de acidente pessoal.

Entretanto, essas coberturas precisam estar previstas no contrato. Vale lembrar que existem cláusulas especiais de assistência funeral, entre outras. Todas as coberturas possuem exclusões e condições que precisam ser analisadas antes da contratação do seguro.

Micro e pequenas empresas contam com seguros de vida e acidentes pessoais específicos?

As seguradoras dispõem de produtos desenhados especialmente para pequenas e médias empresas (reunidos na sigla PME). Isto é, com condições predefinidas para grupos entre três e 300 empregados. São planos simplificados e de fácil contratação, com flexibilidade na escolha das coberturas e dos valores de indenização (capitais segurados). 

A classificação do porte das empresas, segundo o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizam como critério o número de empregados, é a seguinte

COTE GRÁTIS

Faça sua cotação online e contrate agora!